Quem Somos

O LaMEP – Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo – é um projeto voltado ao desenvolvimento de pesquisa aplicada à Engenharia de Petróleo e formado por pesquisadores do Departamento de Computação Científica da Universidade Federal da Paraíba e colaboradores. Está localizado em João Pessoa, Paraíba, região nordeste do Brasil.

Nossos conceitos estão baseados em quatro pilares, pelos quais acreditamos que a academia brasileira pode gerar ideias e convertê-las em valor para a sociedade: Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Conhecimento, ou seja, o processo PDIT.

O LaMEP tem por meta produzir pesquisa de ponta e integrar as áreas de Modelagem Matemática e Computacional com a Engenharia de Petróleo. Com espírito inovador e visionário em cooperações mutuamente benéficas, perseveramos em implementar alianças estratégicas entre universidade e indústria a fim de fomentar o desenvolvimento e a competitividade econômica.

Estabelecido para executar estudos especializados em campos determinados do conhecimento, o LaMEP lança-se no cenário nacional como uma ramificação de um projeto maior e mais ambicioso: a formação do CPMEP – Consórcio de Pesquisa para Modelagem em Engenharia de Petróleo. O principal propósito do CPMEP será aliar pesquisadores que tenham interesses comuns nas áreas de modelagem de reservatórios, computação científica, engenharia de petróleo, mecânica dos fluidos e correlatas de modo a unir esforços para fornecer soluções para os problemas desafiadores que surgem na indústria e sociedade.

Missão

Produzir pesquisa de alta qualidade em nossos campos de atuação e fazer contribuições
valiosas para a academia, setor privado e sociedade.

Visão

Ser referência em pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de conhecimento.

Valores

  • Valorizar os recursos humanos e o profissionalismo;
  • Contribuir para o crescimento e expansão da Universidade Federal da Paraíba;
  • Agir como parte interessada em projetos de colaboradores e parceiros;
  • Encorajar investimentos em ciência e tecnologia.