Simulações Numéricas

Desempenhando papel fundamental na modelagem computacional, as simulações numéricas passaram a ser uma etapa preparatória de qualquer projeto que tem por objetivo a construção e criação de um produto ou mecanismo físico para utilização não apenas pela sociedade, mas também por cientistas e pesquisadores executando testes e desenvolvimento.

O advento do computador, somado aos frequentes avanços da tecnologia, que abrangem desde linguagens de programação cada vez mais simplificadas e robustas até a computação paralela e de alto-desempenho, têm proporcionado um poder de processamento de dados jamais visto na história da ciência. Já é possível encontrarmos supercomputadores operando em escalas de petaflops (1015 operações de ponto-flutuante por segundo), e a tendência é de evolução.

Em engenharia de petróleo, simulações numéricas são essenciais. Simulações que visam a recuperação de óleo são quase uma prioridade, uma vez que possibilitam aos engenheiros uma visão prévia sobre o comportamento de uma diversidade de parâmetros. Perguntas que indagam sobre onde se deve perfurar um poço, ou qual a factibilidade de uma certa estratégia de produção são respondidas com um certo grau de confiabilidade através de simulações numéricas.