LaMEP coopera com o ensino e vai a Congresso sobre Educação em Recife

/ outubro 26, 2018/ Congressos

A presente década tem presenciado o enorme impacto que a tecnologia está causando nas formas de aprendizagem. A modalidade de aprendizado eletrônico e a distância (e-learning), quer online, na internet, quer offline, em conteúdo, elevou o papel do tutor a um patamar de suma importância, assim cunhando o conceito de e-tutoring

Foi com este texto que a aluna Sabrina Alicrim e Franklin Coêlho abriram o trabalho que apresentaram no V Congresso Nacional de Educação, realizado no último dia 19 na cidade de Recife – PE. Sabrina e Franklin são tutores da disciplina Geometria Analítica e Cálculo Vetorial do Programa de Tutoria – PROTUT do Centro de Informática da UFPB.

O PROTUT, coordenado pelos Profs. Moisés Dantas e Gustavo Oliveira tem identificado novas preferências por parte do alunado. Segundo a pesquisa realizada por Sabrina e Franklin, 33% dos alunos que partiram das tutorias dizem cultivar o hábito de utilizar plataformas de conteúdo online para reforçar seu aprendizado. No trabalho intitulado “Tendências de e-Tutoring em Cálculo Vetorial e Geometria Analítica para Ciências Matemáticas e Computacionais: Estudo de Caso do PROTUT/UFPB” , eles concluem que a tendência futura dos processos de ensino é a de uma incorporação cada vez maior de estratégias de e-tutoring e sistemas inteligentes com forte apelo à internet, conteúdo online e experiências de aprendizagem por meios digitais proliferadas por hipermídias e sistemas de informação para o conhecimento.

Segundo os professores, o futuro do PROTUT – que exerce grande influência sobre estudantes para que absorvam a matemática aplicada e computacional e adquiram habilidades essenciais para as pesquisas realizadas no LaMEP – é imergir nas águas das tecnologias digitais para o ensino!

Sabrina Alicrim, Franklin Coêlho e Prof. Gustavo Oliveira no V CONEDU, em Recife – PE.