Projeto de Tutoria coordenado por professores do LaMEP no ENID/UFPB 2018

/ outubro 25, 2018/ Eventos

Durante o Encontro Unificado da UFPB, ocorrido na semana de 15 a 19 deste mês, alunos-tutores vinculados ao Programa de Tutoria – PROTUT do Centro de Informática participaram do Encontro de Iniciação à Docência – ENID apresentando um pôster-resumo sobre e-books interativos que estão em desenvolvimento pela equipe para servirem de suporte ao ensino em cursos introdutórios de Matemática.

Os e-books interativos fazem parte do escopo do projeto Utilização de Ferramentas Computacionais para Suporte no Processo de Ensino e Aprendizagem em Cursos Introdutórios de Matemática, sob coordenação dos Profs. Moisés Dantas e Gustavo Oliveira, membros do LaMEP, e tem o propósito de servir como “apostilas de apoio”. Através delas, os alunos passam a dispor de uma forma simples e rápida para acessar diferentes tópicos dentro do escopo de uma dada disciplina, dirimindo suas dúvidas em relação a definições, fórmulas e resolução de exercícios. A série de e-books interativos  integra teoria e prática computacional nas seguintes disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Introdução à Álgebra Linear e Cálculo Numérico,  componentes curriculares obrigatórias cursadas entre o primeiro e quinto períodos dos cursos de graduação do Centro de Informática – CI, assim como em demais cursos de ciências exatas da UFPB.

Cada e-book, em particular, é apresentado na forma de cadernos interativos suportados por núcleos de linguagens de programação abertas. A produção textual é baseada em linguagens de marcação e operacionalizada em ambiente colaborativo.

Em 2018, o PROTUT realizou um mini-curso de capacitação liderado pelos alunos David Kastle e Breno Cavalcante.

Alunos-tutores participantes do PROTUT 2018 juntamente com o Prof. Gustavo Oliveira.