LaMEP marca presença na Rio Oil & Gas Expo 2018

/ setembro 27, 2018/ Eventos, Missões Científicas

De 24 a 27 de setembro de 2018, aconteceu no Centro de Convenções RioCentro, na Barra da Tijuca da capital carioca a Rio Oil & Gas Expo, considerada como a maior exposição do setor de petróleo e gás da América Latina. Neste ano, impulsionada pelo cenário de retomada de crescimento no setor, a exposição ancorou-se no slogan Energia para transformar.

Assim como no último evento em 2016, o LaMEP levou à exposição mais um trabalho de pesquisa desempenhado pelos seus membros. Desta vez, o Prof. Moisés Dantas foi o responsável por levar o nome de nosso laboratório não apenas ao prolífero público de empresários, pesquisadores e colaboradores que participou do evento, mas também ao Centro de Pesquisas da Petrobras – CENPES, na Ilha do Fundão. 

Prof. Moisés apresentou o trabalho intitulado Study of the Thermal Method of Heavy Oil Recovery Using Electromagnetic Irradiation Associated with Water and Steam Injection. A pesquisa baseia-se em resultados que comparam estratégias de recuperação de óleo pesado a partir do uso conjunto de técnicas de irradiação eletromagnética e injeção de água e vapor. Ambos os processos são responsáveis pelo aumento da mobilidade do óleo durante a produção, bem como pela manutenção da capacidade produtiva de um reservatório por tempo prolongado.

Prof. Moisés Dantas no hall da exposição.

Com a grande oportunidade do evento e a recente aproximação do LaMEP com a pesquisa executada pela Petrobras, o pesquisador Rafael Magalhães, que realiza seus estudos doutorais no LaMEP na área de processamento e classificação de imagens sísmicas por inteligência computacional, protagonizou uma vídeo-conferência remota com os pesquisadores da instituição. Mediada pelo Prof. Moisés Dantas durante visita ao CENPES, a reunião serviu para demonstrar como o aprendizado de máquina e suas variantes estão penetrando nos processos do upstream petrolífero.

Prof. Moisés no CENPES/Petrobras.

“As técnicas que estamos começando a utilizar no LaMEP para processar imagens sísmicas despertou o interesse dos pesquisadores da Petrobras. Eles teceram comentários sobre a proposta de doutorado de Rafael e transmitiram votos de sucesso. Vamos em frente.”, pontuou o docente.

A participação na Rio Oil & Gas traz ao LaMEP mais uma experiência em seu portfólio de eventos e, certamente, colabora para a sua imersão no cenário nacional, trazendo à UFPB o que há de mais atual no ramo. 


Share this Post