Representantes do LaMEP apresentam trabalhos em evento na Universidade de Campinas

/ setembro 21, 2018/ Congressos, Iniciação Científica

Na semana de 17 a 21 de setembro de 2018 aconteceu na UNICAMP, em Campinas – SP, o XXXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC. O Prof. Gustavo Oliveira, pesquisador do LaMEP, acompanhou seu aluno de iniciação científica Lucas Silva no evento onde apresentaram dois trabalhos sobre modelagem de reservatórios na temática Modelagam Matemática e Aplicações.

Ambos os trabalhos foram submetidos na categoria pôster e resultam de pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos alunos no laboratório. O primeiro, de autoria de Lucas Silva e intitulado Gaussian field control and local upscaling for sandstone reservoir modelling using MRST, trata de técnicas utilizadas para realizar transferência de escalas de propriedades dos meios porosos; o segundo trabalho, é de autoria do aluno de iniciação científica Samuel Rodrigues, cujo título é Mathematical Modelling of Stress Effects to Predict High-Performance Production Spots in Oilfi elds. A pesquisa de Samuel procura entender como a tensão pode influenciar a dinâmica de produção de petróleo.

Na avaliação do Prof. Gustavo Oliveira, a presença no evento foi importante não apenas para divulgar a pesquisa científica realizada no LaMEP, que está estreitamente ligada aos propósitos do evento, mas também para prospectar parcerias, colaborações e conceder aos alunos iniciantes a oportunidade de conhecerem o que outros pesquisadores do Brasil e do exterior têm feito. A viagem à UNICAMP foi acompanhada de uma breve visita ao Centro de Estudos de Petróleo – CEPETRO, importante grupo de pesquisa atuante na área de petróleo e gás e conversas informais sobre colaboração com pesquisadores do IMECC, do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC e do Núcleo de Modelagem e Experimentação Computacional – NUMERICO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Vale comentar que o CNMAC é considerado o maior congresso anual do ramo na América Latina e foi realizado nas dependências do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC está comemorando 40 anos de sua existência e aproveitou a ocasião para também celebrar os 50 anos de criação do IMECC.

Seguem abaixo algumas fotos do evento.