LaMEP é credenciado como Unidade de Pesquisa pela ANP

/ março 9, 2018/ Notícias

No último dia 1o de março, foi publicado no Diário Oficial da União o Despacho 295 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, o qual aprovou o credenciamento do Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo – LaMEP como Unidade de Pesquisa na UFPB.

A partir de agora, o LaMEP está habilitado a executar projetos com recursos oriundos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I), disciplinada pela Lei nº 9.478/1997. A Cláusula de PD&I está prevista nos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural e tem como objetivo estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias para o setor.

O credenciamento é o reconhecimento formal do LaMEP para atuar em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I e/ou atividades de ensino, em áreas de relevante interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para seu desempenho. Este reconhecimento é um marco importante para o laboratório, que permanece em sua missão de produzir pesquisa de qualidade e cooperar para o desenvolvimento do Centro de Informática – CI e da universidade.