LaMEP e CENPES/Petrobras estreitam laços visando projetos de P,D&I

/ outubro 28, 2017/ Eventos

Nos dias 25 e 26 de outubro, os pesquisadores do CENPES/Petrobras Eduardo Roemers e Flávia Falcão estiveram em visita ao CI para conhecerem as dependências do LaMEP a fim de conhecerem os interesses de pesquisa do grupo. No dia 25, em palestra aberta ao público geral, a engenheira Dra. Flávia Falcão falou acerca do CENPES, apresentando o histórico de sua criação, campos de pesquisa e, especialmente, o papel da Petrobras como colaborador nos investimentos de P,D&I por todo o país. Em seguida, o geólogo Me. Eduardo Roemers contou um pouco de sua experiência na área de geologia na empresa, bem como sobre projetos em andamento.

Durante a palestra, os presentes puderam ter uma noção dos desafios multidisciplinares que a empresa têm em sua atividade de exploração e produção de petróleo, os quais não se restringem apenas à engenharia de petróleo. Os pesquisadores do CENPES enfatizaram que a Petrobras hoje possui cerca de 50 redes temáticas ativas de pesquisa que são compostas por pesquisadores de vários perfis. Neste aspecto, ressaltou-se que as habilidades dos estudantes do CI, no que diz respeito à formação nas áreas de matemática e computação, são essenciais para a solução de dos problemas internos da empresa.

A palestra foi seguida por uma reunião dos visitantes com pesquisadores do LaMEP, a saber os Profs. Gustavo Oliveira e Moisés Dantas, juntamente com o assessor de pesquisa do CI, Prof. Waldir Roque, e o vice-diretor do CI, Prof. Lucídio Cabral (vide imagem), onde foram discutidas as possibilidades de parcerias de pesquisa não apenas entre o LaMEP e o CENPES/Petrobras, mas também como outras áreas do CI poderiam co-participar. Os pesquisadores mostraram-se abertos ao estreitamento de laços entre as instituições para finalidades de projetos e parcerias em P,D&I.

Na manhã do dia 26, os representantes do CENPES participaram de uma reunião com integrantes do LaMEP para conhecerem a equipe e os trabalhos de pesquisa que o grupo vem desenvolvendo na área de caracterização e modelagem de reservatórios. Na ocasião, detalhes técnicos e prospectos de pesquisa foram discutidos.

No final da manhã, os pesquisadores ainda tiveram a oportunidade de conhecer o campus I da UFPB, onde visitaram rapidamente o Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais – TECNOMAT, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Eng. de Materiais da UFPB e ao Instituto para Desenvolvimento da Paraíba – IDEP, cuja expertise no desenvolvimento de materiais cimentícios é de grande interesse para a engenharia de poços de petróleo.

A visita do CENPES/Petrobras ao LaMEP foi bem-sucedida em seus propósitos e traz novas motivações ao CI/UFPB. O LaMEP, por sua vez, permanece em sua missão de fomentar alianças e parcerias com o setor externo, bem como de contribuir para o fortalecimento da UFPB. Esperamos que, em breve tempo, o LaMEP consolide sua parceria com o CENPES/Petrobras, considerado o maior centro de pesquisa da América Latina.

Fonte: LaMEP