LaMEP entra para o Paradigm Grant Program 2017

À Comunidade CI/UFPB,

Dando um passo arrojado em sua proposta de elevar os padrões de qualidade nos campos de P,D&I do CI/UFPB, o LaMEP – Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo, concorreu ao Paradigm® Grant Program 2017  e foi contemplado com licenças de softwares para modelagem de reservatórios. Essa conquista resultou de uma iniciativa empreendida pelo LaMEP após submeter candidatura ao Programa.

Paradigm® é a maior empresa independente desenvolvedora de soluções em software para a indústria global de petróleo e gás. Por mais de 25 anos, ela tem se comprometido com a missão de ajudar as corporações atuantes no recursos naturais a alcançarem maior confiança em suas tarefas de exploração e decisões de produção através do conhecimento da subsuperfície. Além de apoiar projetos de desenvolvimento de longo prazo, também investe em universidades e centros de pesquisa mundo afora através de seus programas institucionais de incentivo.

A partir de agora, o LaMEP leva o CI/UFPB para um grupo seleto de universidades brasileiras e internacionais que participam do Paradigm® Grant Program, assim aumentando a sua visibilidade no cenário nacional e internacional. Esta parceria permitirá que um núcleo de conhecimento especializado surja no estado da Paraíba e agregue potencial de competitividade intelectual. Embora existam grandes desafios a serem superados, acreditamos que benefícios virão, pois os frutos sempre vingam com o plantar das sementes.

Ressalte-se que tal mérito visa a integração interdisciplinar de novos recursos humanos. Serão nossas pessoas que farão acontecer. Por isso, conclamamos os nossos estudantes a despertarem cada vez mais seus interesses pelas áreas nas quais atuamos no CI no âmbito da modelagem computacional, esforçando-se por criar sólida formação nas áreas de matemática e computação. Pode-se dizer que, no setor de petróleo e gás, pelo menos, há motivações de sobra para atividades de P,D&I, em que pesem as reservas provadas de recursos brasileiras, como é o caso do Pré-Sal, e as atividades exploratórias nas Bacias do SE-AL (Sergipe-Alagoas) e Pernambuco-Paraíba, mais perto de nós.

O grupo comemora o feito e expressa inestimável agradecimento à Paradigm® pelo investimento concedido que, na prática, representa a isenção de custos de licenciamento de software na ordem de milhares de dólares anuais. Decerto, há muito trabalho pela frente, mas seguiremos confiantes em nossa missão de ajudar o CI e, macroscopicamente, a UFPB, em sua escala de crescimento.

Nos sinceros votos de sucesso a todos,

Prof. Dr. Gustavo Oliveira
Pesquisador do LaMEP