LaMEP assina acordo de software com a francesa Amarile

/ abril 29, 2021/ Parcerias

A indústria do petróleo e gás possui papel de destaque no mix energético brasileiro e ainda se posiciona como um nicho que investe fortemente em tecnologia e inovação. Com o recente despontar da transformação digital, a computação científica de alta performance tornou-se a um ativo de extremo valor neste setor, ao lado de outras áreas promissoras, tais como robótica, internet das coisas e sistemas inteligentes.

O Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (LaMEP) da UFPB tem se tornado uma referência nacional na pesquisa aplicada ao setor de petróleo e gás com qualidade internacionalmente reconhecida. Ao integrar expertises em matemática, engenharia e computação, busca parcerias importantes que permitam expandir sua competitividade internacional.

Neste escopo, temos a grande honra de compartilhar com todos o início de uma parceria de excelência com a empresa francesa Amarile, para o uso de softwares da família RE-Studio, cujo propósito é facilitar o processamento de grandes dados aplicáveis à modelagem de reservatórios.

Esta parceria coloca a UFPB em um rol de seletas universidades com expressividade global, tais como NTNU (Noruega), Heriot-Watt (EUA), Imperial College London (Reino Unido), TU Delft (Holanda) e a brasileira Unicamp, as quais, juntamente com a Amarile, desenvolvem tecnologias computacionais para o setor de petróleo e gás. O LaMEP acredita que a internacionalização é uma peça chave para que a UFPB figure entre as melhores do mundo. Vestimos esta camisa. Faz parte de nossa missão.

Agradecemos a todos que cooperaram para mais esta conquista, pela paciência e motivação. Especialmente, reconhecemos o esforço despendido pela equipe de nossa Assessoria de Cooperação Internacional, órgão fundamental para que atingíssemos este patamar.

Profs. Gustavo Oliveira e Rafael Magalhães

Share this Post