Pesquisador do LaMEP participa de evento sobre Educação em Engenharia

/ setembro 30, 2019/ Congressos

Na semana de 16 a 20/09/2019 aconteceu em Fortaleza – CE o XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE, promove a interação de pessoas ligadas ao ensino na engenharia, tais como reitores, diretores de centros de tecnologia, representantes do setor público e empresas.

Em 2019, a temática do evento voltou-se à formação por competência na Engenharia no contexto da globalização 4.0, onde debateu-se a necessidade de que os cursos de Engenharia incorporem cada vez mais as metodologias ativas de aprendizagem em seus currículos, bem como uma série de atualizações promovidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em abril deste ano.

O Prof. Gustavo Oliveira, pesquisador do LaMEP e atual coordenador-adjunto do Programa de Educação Tutoria – PROTUT/CI/UFPB, participou do evento e acompanhou os alunos Franklin Coêlho e Smith Lima, que apresentaram trabalhos desenvolvidos no âmbito do PROTUT e do Programa de Monitoria. Os trabalhos “Desenvolvimento de e-Books Estáticos e Interativos sobre Geometria Analítica e Cálculo Vetorial para e-Tutoring em Ciências Computacionais e Engenharia”, de autoria de Franklin Coêlho, e “Workflow Colaborativo Online Professor/Monitor para Geração de Conteúdo Interativo sobre Métodos Numéricos com Python e Google Colab”, de autoria de Smith Lima, são ações voltadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem de alunos do Centro de Informática nas disciplinas básicas de Matemática, entre os quais, futuros engenheiros de computação. Confira as fotos abaixo.