LaMEP estreita parceria com o laboratório Visio para pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial

/ agosto 25, 2019/ Notícias

A linha de pesquisa em Sistemas Inteligentes e Ciência de Dados recentemente formada no LaMEP incorpora aplicações de inteligência artificial e aprendizagem profunda ao setor de petróleo e gás. Um dos alvos de pesquisa do laboratório involve a interpretação de imagens sísmicas para detecção de regiões propícias ao acúmulo de hidrocarbonetos em formações onshore e offshore.

Com avanços significativos nesta expertise, o laboratório Visio/CI, coordenado pelo Prof. Leonardo Vidal, tem intercambiado estudantes com o LaMEP, os quais têm se dedicado a aplicar métodos e técnicas de aprendizagem profunda, processamento de imagens e segmentação semântica para atender as demandas de pesquisa e desenvolvimento na linha. Atualmente, colaboram com o LaMEP os alunos Gabriel Santana, Dandara Braga, Luís Felipe Cardoso e Jorge Gomes, todos na modalidade de iniciação científica.

Na opinião do Prof. Moises Santos (LaMEP), a parceria com o Visio trará um horizonte bastante promissor no que diz respeito ao desenvolvimento desta linha de pesquisa, visto que o know-how computacional do grupo Visio é indispensável para alavancar projetos no LaMEP. Além disso, a parceria tem enorme potencial para oferecer tecnologias diretamente aplicáveis à indústria de petróleo e gás natural.

Interpretação sísmica por inteligência artificial. Fonte: Gabriel Santana (LaMEP/Visio/CI/UFPB).