Pesquisadores do LaMEP publicam artigo sobre redes convolucionais aplicadas a imageamento sísmico na revista Computers & Geosciences

/ julho 11, 2019/ Notícias

Como fruto do trabalho de pesquisa do doutorando José Fabrício Lima, a equipe do LaMEP consegue dar mais um passo em direção à pesquisa aplicada à engenharia de petróleo. O artigo Automatic classification of hydrocarbon “leads” in seismic images through artificial and convolutional neural networks, aceito para publicação pelo prestigiado periódico Computers & Geosciences, foi disponibilizado para consulta neste link.

O trabalho visa fornecer abordagens alternativas para a classificação automática de regiões portadoras de hidrocarbonetos a partir de imagens sísmicas 2D conduzidas por redes neurais MLP multicamadas e redes neurais convolucionais. As técnicas foram aplicadas para identificar “leads” geológicos em um conjunto de dados de imagens sísmicas correspondentes à parte marítima da Bacia de Sergipe-Alagoas.

Ao longo do ano, o LaMEP vem empreendendo esforços no estabelecimento de uma nova linha de pesquisa que engloba sistemas inteligentes e ciência de dados para o avanço do estado-da-arte em exploração de óleo e gás que tem contado com a parceria do Laboratório de Visão Computacional – VISIO do CI/UFPB.

Imagem: autores.

Share this Post